quinta-feira, 16 de junho de 2011

O STTR de Acarí comemora o dia Nacional de Valorização da Terceira Idade Rural.

O evento contou com a participação dos STTR´s da região do seridó, os Assessores da FETARN Marcos George e Paulo José, Secretaria Municipal de Saúde representada pela Sra. Maria de Lourdes e o Sr. Mariano da CERSEL.
O Sr. Mário Luiz Dantas Vice Coordenador da Terceira Idade da FETARN e Vice Presidente do STTR de Acarí falou da importância de criação do dia 15 de junho como um dia de valorização da terceira idade rural lembrando das lutas e conquistas do MSTTR em defesa dessa categoria tão sofrida do nosso Brasil.  O mesmo lembra ainda que essa data é uma deliberação da CONTAG e está sendo implementada em todos os estados e que o pólo regional do seridó irá marcar um evento de maior proporção em uma das cidades do pólo para as pessoas da terceira idade e dos STTR´s da região.
Para o Sr. Bento de Araújo Presidente do STTR, o MSTTR só tem a crescer com atividades que valorizam o homem e a mulher do campo e que o STTR de Acarí já faz quinzenalmente atividades para a terceira idade com muito forró e palestras.
O evento contou também com uma apresentação sobre saúde bucal e medição de pressão arterial.

Postado Por: Paulo José – Assessoria da FETARN


terça-feira, 7 de junho de 2011

LAZER DOS APOSENTADOS

Estamos realizando na tarde desta terça feira o lazer dos aposentados, aposentadas e pensionistas do STTR de Acari, depois de um periodo de recesso estamos voltando a realizar nossas atividades, e na proxima quarta feira estaremos realizando o dia de valorização e ação para a terceira idade rural.

Postado por: Fátima funcionária STTR

O STTR de Acarí promove mais um DIA DO SINDICATO NA COMUNIDADE RURAL

Neste final de semana o Sindicato esteve nas comunidades Vaca Brava dia 04 de junho as 19 horas e Rajada dia 05 de junho as 15 horas,  nas sedes das Associações das referidas comunidades em parceria com a FETARN, poder público municipal,  e Associações rurais, estivemos realizando o diagnóstico das comunidades rurais para o aperfeiçoamento do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Nas duas comunidades fomos previlegiados com uma grande participação de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Na comunidade Rajada tivemos a parceria e participação do Presidente do STTR de Carnaúba dos Dantas.
FOTOS DO DIAGNÓSTICO DE VACA BRAVA

FOTOS DIAGNÓSTICO DA RAJADA

Postado por: Daguia Silva - Tesoureira do STTR

STTR de Acari se reune com Prefeito Municipal

A diretoria do Sindicato nesta manhã  reuniu-se com o prefeito Antonio Carlos, onde foi discutida a seguinte pauta: Marcha das Margaridas 2011; Grito da Terra Brasil 2011/RN; e Aperfeiçoamento do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentavel e Solidario. A diretoria do Sindicato saiu da reunião bastante satisfeita com o comprometimento do senhor Prefeito com os assuntos discutidos. 
Postado pela Diretoria do Sindicato.

Contag não vai descansar até cessarem conflitos agrários no País 06/06/2011


MSTTR cobra do governo ações enérgicas para conter ações de violência contra trabalhadores (as) rurais, foram 4 assassinatos nos últimos 15 dias

Em audiência na sexta-feira (03), com o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o MSTTR cobrou medidas efetivas para a questão dos conflitos agrários que acontecem em todo Brasil. A Contag reconhece que o governo não ficou parado diante dos últimos acontecimentos, mas cobra ações mais enérgicas e amplas para conter a onda de violência contra trabalhadores rurais.

O presidente da Contag, Alberto Broch disse ao Ministro que os últimos assassinatos são retrato do que acontece diariamente no País, e que agora repercutiram nacionalmente. “Estamos angustiados e ao mesmo tempo já estamos mobilizados para enfrentar mais essa batalha, e portanto precisamos que governo tome providências rápidas e repense a necessidade da Reforma Agrária”, cobrou Broch.

A comitiva da Contag, também foi composta por entidades parceiras como a Comissão da Pastoral da Terra (CPT), Central Única dos Trabalhadores (CUT), e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A coordenadora nacional da CPT, Isolete Wichinieski, disse que embora o governo tenha disponibilizado maior aparato policial nos últimos dias os casos não pararam de acontecer.

Impunidade - Para a coordenadora da CPT a polícia não intimida os criminosos porque a impunidade permanece. “O governo está em descrédito diante dessas ações”, considera Isolete, que relatou o nome de mais algumas pessoas que merecem proteção policial no norte do País.

A coordenadora da Fetagri-PA, Maria Joel Dias da Costa, que teve o marido assassinado em 2000, sente na pele essa impunidade. Ela já perdeu as contas de quantas ameaças recebeu e hoje para sobreviver depende da escolta policial.

Presidente da Fetagri-PA, Carlos Augusto Silva, o ‘Guto', disse ao ministro Gilberto Carvalho que a situação de violência que o Brasil enfrenta hoje é fruto do modelo de desenvolvimento baseado na concentração de terras adotado ao longo da história. “É fruto concentração, da grilagem, do trabalho escravo, e de uma concepção de desenvolvimento que não condiz com o desenvolvimento da agricultura familiar”, denuncia o dirigente, que entregou ao ministro um mapa da grilagem do estado do Pará com dados oficiais de cartórios e cobrou providências.

E os casos de impunidade não param por aí, no Tocantins há novos desaparecidos do embate político. O diretor de Política Agrária da Fetaet, Manoel Barbosa, relatou dois casos de violência em que nem os corpos das vítimas foram encontrados, relatou também casos de tiroteio em acampamentos, que segundo o dirigente tem acontecido com freqüência.

Para o diretor nacional do MST, Claudinei dos Santos, as ações policiais de prisão dos executores e principalmente dos mandantes dos casos de assassinatos são muito importantes, mas a situação não vai se resolver apenas com isto. “A chave para isso tudo está na reforma agrária, mas o governo ainda não se deu conta disso”, lamenta.

Depois de ouvir todos os relatos da real situação de violência em que se encontram os trabalhadores de todo Brasil, o ministro Gilberto Carvalho disse que esse problema se arrasta de outros governos. Carvalho afirma ter consciência da ausência do Estado e da entrega da terra às elites, mas que o governo está se mexendo.

O ministro enumerou algumas medidas que já foram tomadas, além da liberação de recursos para aumentar o efetivo policial, o Ministério do Desenvolvimento Agrário foi chamado para rediscutir o Programa Terra Legal. Gilberto Carvalho também sinalizou o entendimento de que o Incra precisa ser dotado de recursos para trabalhar mais ainda os assentamentos de famílias.

O ministro citou ainda o lançamento do Bolsa Verde, anunciado no Programa Brasil sem Miséria – que vai dar assistência aos assentamentos que preservarem o Meio Ambiente. Também afirmou que o programa de proteção as testemunhas não pára, e que os convênios com os estados que ainda não mantinham já foram retomados. “O desafio está colocado, vamos trabalhar forte com o Judiciário, pois o Governo também está envergonhado com essa situação”, disse.

Por fim o presidente da Contag mais uma vez cobrou a atualização dos índices de produtividade. “Não podemos continuar convivendo com essa situação, é preciso enfrentar o problema de frente, pois isso não será resolvido com paliativos e sim com ações que ataquem a sua causa”, denuncia.

Postado Por: Maria da Guia - Tesoureira STTR Acari

15 de junho - dia de mobilização da terceira idade rural


Os sindicatos dos trabalhadores rurais de todos os estados estarão se mobilizando para criar o dia de valorização da terceira idade rural.
A iniciativa é da CONTAG - Confederação Nacional da Agricultura que atravéz do coletivo nacional da terceira idade, escolheu o dia 15 de junho como o dia de ação para valorizar essas pessoas que por muitas vezes são discriminados até mesmo por quem devira protegê-lo.
No estado do RN não será diferente.  A secretaria da terceira idade da FETARN mobilizou todos os sindicatos do estado e deixou à critério das regiões escolher a melhor forma de executar alguma ação neste dia.
Segundo Divina Maria - Coordenadora Estadual, muitos sindicatos escolheram fazer uma atividade na própria sede enquanto que outros preferiram fazer a nível de pólo.  " o que nos interessa nesse momento é colocar em prática a criação desse dia de valorização e ação para a terceira idade rural" diz a senhora divina.

Postado Por: Paulo José - Assessoria da terceira idade da FETARN

STTR DE ACARI ESTEVE PRESENTA NA ENTREGA DA PAUTA DO GRITO DA TERRA BRASIL ESTADUAL A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINE

FETARN ENTREGA PAUTA DO GRITO DA TERRA BRASIL ESTADUAL A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINE



Dia 06, na sede do IDEMA, uma comitiva formada pela Diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado do Rio Grande do Norte - FETARN e representantes do Pólos Sindicais e do Presidente da CUT/RN José Rodrigues Sobrinho realizaram a entrega da pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil a nível de estado do Rio Grande do Norte, .

Estiveram presentes alem da Governadora, o Secretário de Estado de Assuntos Fundiário e Apoio a Reforma Agrária Gilberto Jales, O Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca Betinho Rosado, do Diretor Presidente da EMATER Sebastião Ronaldo, do Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hidrigos Jader Torres e o Presidente do Instituto de Desenvolvimento Estadual de Meio Ambiente - IDEMA Marcelo Saldanha.

Na pauta pontos como Acesso a água, construções de estradas, educação do campo, Juventude rural e mulheres são recorrentes. O Presidente da FETARN Ambrósio Lins do Nascimento enfatizou a realização histórica do Grito e a importância do momento e que a parti da edição do 17º Grito da Brasil a nível Nacional ocorrido dias 17 e 18 de maio em Brasilia todas as Federações de Trabalhadores da Agricultura também estão fazendo o mesmo em todo País, o Presidente ainda lembrou a Governadora que a Mobilização final se dará com mais de dois mil trabalhadores de todos estado dia 6 de julho em Natal onde receberão as respostas da pauta.

Governadora determinou os Secretários da SEARA e da SAPE os senhores Gilberto Jales e Betinho Rosado que coordenasse e articulasse o dialogo entre as Secretarias do Governo e a FETARN para até a realização das mobilizações do Grito da Terra Estadual já tivesse os encaminhamentos necessários em relação a pauta.
 
Postado Por: Paulo José - Assessoria da FETARN 
Texto Original: http://jocelinodantas.blogspot.com/

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O STTR DE ACARI PARTICIPA DO SEMINÁRIO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

O Sindicato de Acari através do diretores: Bento de Araújo, Mario Luís, Luciana Silva, Josefa Lopes  e Francisco de Assis Araújo Secretário de meio ambiente da FETARN participaram no dia  1º de junho no Centro Pastoral Dom Vagner do seminário estadual de meio ambiente da região do seridó onde foram apresentados  2 painéis: Gestão Ambiental compartilhada; e elementos estratégicos para a construção da política estadual de prevenção e combate a desertificação e sua interface com o PAE/RN .

Nos  painéis foi discutido o programa estadual de gestão ambiental compartilhada, apresentado por Sérgio Luíz  Macedo (coordenador do meio ambiente do IDEMA); experiências em gestão  compartilhada de residuos sólidos e consórcio público do seridó  por Jeni Moraes - consultora técnica PSP/SEMARH;  e o novo código florestal  apresentado por José Procópio de Lucena ASA/POTIGUAR. 



 Postado por: Luciana Silva - Coordenadora da Comissão Mun.  de Jovens.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O STTR de Acarí promove mais um DIA DO SINDICATO NA COMUNIDADE RURAL

A diretoria do STTR de Acari no último domingo dia 27 de maio, esteve na comunidade Olho d'agua de São Pedro para dar continuidade ao trabalho de aperfeiçoamento do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento teve inicio ás 10 hs da manha sendo realizados trabalhos em grupo com os presente a fim de construírmos o diagnóstico participativo da comunidade,  o mesmo terminou com um almoço oferecido pela associação C. Olho d'agua de São Pedro. Ao término do diagnóstico fizemos uma visita ao tanque de resfriamento de leite daquela comunidade.


Postado por:  STTR de Acari ( Aldenira e Fátima)

PÓLO SINDICAL DO SERIDÓ SE REUNE:

O Pólo Sindical do Seridó se reuniu no ultimo dia 27 de maio na sede do STTR  de Caicó, com a participação de 19 STTR's da região;  objetivando discutir a seguinte pauta: Informes sobre as Politicas Públicas conquistadas no GTB/2011; Eleger 12 STTR's para composição do Colegiado do Território do Seridó, sendo 04 por sub-fórum; Informes Sindicais: 15 de junho dia Nacional de Defesa das Pessoas Idosas Rurais; Marcha das Margaridas - Maria da Guia Tesoureira deste Sindicato e membro da CEMTR da FETARN fez o repasse da mobilização na região do Seridó, na integra convocou os sindicatos para participar do Seminário para discutir caderno Tematico da Marcha das Margaridas e tirarmos encaminhamentos da região para participação na referida Marcha.
Fonte: STTR Acari (Fátima, Guia e Aldenira)