sábado, 31 de março de 2012

CONTAG lança a Campanha Nacional de Cadastro do Segurado Especial

CONTAG lança a Campanha Nacional de Cadastro do Segurado Especial
29/03/2012
O lançamento da Campanha Nacional de Cadastro do Segurado Especial aconteceu na manhã desta quinta-feira (29 de março), durante a reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG, no Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), em Brasília. A solenidade contou com a presença do diretor geral de Benefícios do INSS, Benedito Adalberto Brunca, da coordenadora de cadastro do INSS, Laura Schwerz, e do representante do senador José Pimentel (PT-CE), João Wellington. A mesa também foi composta pelo presidente da CONTAG, Alberto Broch, pelo secretário de Políticas Sociais, José Wilson, e pela vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas.

No início do evento foi apresentado um vídeo produzido pela confederação sobre a importância dessa política, que é o resultado de uma antiga reivindicação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O cadastramento vai antecipar e assegurar o reconhecimento dos direitos e também o conhecimento de possíveis problemas que essas pessoas venham a ter no momento de requerer os benefícios do INSS.

Segundo Broch, a luta pela previdência é uma questão de honra para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. "Primamos cada vez mais por uma previdência pública, ampla e de qualidade para todos e todas. Esse cadastro vem para ajudar os nossos trabalhadores(as), que têm dificuldades de comprovar a atividade”, explica o presidente.
Brunca reconheceu esse acordo de cooperação firmado entre CONTAG e o governo federal é a concretização de um sonho. “Agora é possível aposentar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais em 30 minutos”, comemora. O diretor do INSS destacou o empenho do ex-ministro José Pimentel para que essa iniciativa fosse implementada. “A ideia é que o trabalhador(a) segurado especial tenha um tratamento cada vez mais igualitário aos demais
brasileiros. Vocês ganharam autonomia por causa do trabalho sério que vem desempenhando, mas é uma grande responsabilidade. Com essa autonomia, fica mais fácil corrigir qualquer irregularidade e desvio de conduta. Essa é a grande virtude da assinatura do convênio”, completa Brunca.
Já Alessandra Lunas, aproveitou a oportunidade para demonstrar a insatisfação de todo o MSTTR com o fato da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) ter sido autorizada a também fazer o cadastro do segurado especial. “Quem realmente representa o segurado especial é o Sistema CONTAG, e esse envolvimento da CNA nesse cadastro é extremamente prejudicial para nós”, reforça.
Por fim, José Wilson destacou os desafios colocados a partir desse lançamento. “Agora, estamos com o desafio de colocar essa política em prática. Estamos com essa missão que é de grande responsabilidade. Temos que aperfeiçoar os instrumentos para fazer o cadastro. Vai ser um trabalho árduo, mas com certeza vai trazer resultados positivos para a nossa categoria”, acredita. O secretário também convocou as federações a envolverem toda a diretoria e assessoria para que a campanha tenha êxito em todo o país e para que o MSTTR consiga ampliar o número de trabalhadores e trabalhadoras rurais incluídos no banco de dados e acessando os benefícios previdenciários.
Depois de todas as falas, houve um momento de entrega simbólica dos materiais de divulgação aos convidados e à FETAG-PI, que foi o estado com o maior número de cadastros feitos no país. José Wilson informou ainda que todas as federações receberão o kit com os produtos de divulgação e orientou que todas repliquem junto aos sindicatos. No final do evento, um representante de cada regional deu um depoimento sobre a conquista desta política e o que ela traz de benefícios para os milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Diretoras do STTR de Acari participa do Conselho da FETARN

Nos dias 21 e 22 de março as diretoras Aldenira, Maria da Guia e a coordenadora da 3ª Idade Raimunda, participaram do Conselho deliberativo da FETARN. Durante os dois dias foram discutidos e aprovadas ações a serem realizada durante este ano pela FETARN conjuntamente com os sindicatos, como tambem repasse de informações, apresentação e votação do relatório de atividades 2011, Balanço Financeiro/2011 e repasse da CONTAG. Para as mesmas estes dois dias foram bastante proveitoso para planejamento de ações e atividades que venha a subsidiar a luta por melhores condições de vida para os (as) trabalhadores (as) rurais.
Postado por: Diretoria do STTR

quarta-feira, 21 de março de 2012



Conselho Deliberativo da FETARN 2012

A FETARN deu inicio no dia de hoje ao seu conselho deliberativo de 2012.  O evento tem como objetivo a prestação de contas das atividades da FETARN no ano de 2011 e a apresentação do balanço financeiro da entidade.
Pela manhã esteve presente no conselho o Delegado Federal do MDA Raimundo da Costa Sobrinho que saudou a todos e todas e fez um convite especial para que os sindicatos que os mesmos se façam cada fez mais presentes nas atividades da Delegacia, principalmente nas discussões dos territórios.
Na parte da tarde foi a vez da Secretaria de Finanças e a apresentação dos candidatos na eleição desse ano que fazem parte do Movimento Sindical Rural.
Cerca de 130 pessoas representando os diversos sindicatos das regiões do estado e alguns convidados se fizeram presentes nesse primeiro dia a se espera um número bem maior no segundo dia.
A noite foi animada com um forró para todos os presentes.











Postado Por: Paulo José - Assessoria da FETARN

sábado, 17 de março de 2012

STTR DE ACARI PARTICIPA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL


O Presidente do Sindicato Bento e secretaria Aldenira participaram dias 15 e 16 da conferencia estadual de transparência e controle social, realizada em Natal. Com o tema: “A sociedade no acompanhamento e controle de gestão pública”, a 1ª CONSOCIAL tem como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão publica. Durante a mesma foram realizados trabalhos em grupos divididos em eixos temáticos, a priorização das propostas retiradas das etapas regionais e a votação dos delegados para participar da etapa nacional a ser realizada em Brasília – DF.



STTR PARTICIPA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Nos dias 15 e 16 desse aconteceu em Natal - RN a conferência nacional de assistência técnica e extensão rural edição estadual no qual foi debatido o texto base, onde foi retirado, acrescentado e construido novas propostas para ser levada para a a conferência nacional que vai ser realizada de 23 a 27 de abril do corrente ano em Brasilia- DF.

Na escolha dos delegados foi separados dois grupos , um da sociedade civil e outro do governo, onde dos dois grupos tinha que ser retirados 15 delegados  para participar da etapa nacional.


Para o STTR o evento foi de grande importãncia, pois os assuntos debatidos era dirigidos aos nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais no que se refere a assistência técnica e extensão rural nas comunidades.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Presidente de STTR de Rondônia é preso na luta pela terra



A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) denuncia a forma violenta como o poder público de Rondônia vem tratando os trabalhadores e as trabalhadoras rurais que lutam pelo acesso à terra, principalmente na região do Cone Sul do estado. No início dessa semana, em 5 de março o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vilhena/ Chupinguaia, Udo Wahlbrink, e o vereador Roberto Ferreira Pinto (PMN) foram presos.
As lideranças continuam presas no presídio de Vilhena. Os advogados contratados protocolaram o pedido de habeas corpus e estão aguardando a liberação do inquérito pela Polícia Civil. “Udo recebe ameaças de morte há mais de dois anos, justamente porque organiza a luta pela Reforma Agrária aqui na região. Agora, é uma injustiça acusá-lo de formação de quadrilha e de colocar em risco a ordem pública. Na verdade, lutamos por justiça social”, defende o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia (FETAGRO), Lázaro Dobri.
Segundo Lázaro, o Cone Sul registra muitos conflitos agrários por concentrar mais de 50 áreas de latifúndio, sendo mais de 15 improdutivos. “Tem áreas que estão sendo retomadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas os juízes estão concedendo a posse para os que se intitulam proprietários”, explica.
Uma situação que retrata esse caso é o desfecho parcial da luta dos trabalhadores (as) rurais acampados (as) em terras da União, localizadas em Chupinguaia, ocupadas pela fazenda Caramello, que no dia 5 de março foi deflagrada a Operação Gaia I, da Polícia Civil, que resultou na prisão das duas lideranças. “São 40 famílias acampadas naquelas terras, intituladas de Acampamento Àgua Viva, iniciado em 2005, e que desde esse período até hoje vem sofrendo várias reintegrações de posse, enquanto tramitam na Justiça Federal ações que discutem o domínio sobre as terras pretendidas. Mesmo sendo esta propriedade do Estado Brasileiro e tendo o Incra ingressado Ação de Retomada na Justiça Federal, por meio do Processo nº 2006.4100.000.912-4, a Justiça Estadual tem concedido posse ao fazendeiro, que se diz proprietário, aumentando cada vez mais os conflitos”, informa comunicado divulgado pela diretoria da FETAGRO.
O dirigente completa que essa sensação de impunidade e de criminalização da luta pela terra já acontece há muitos anos em Rondônia. Afinal, o Massacre de Corumbiara completou 16 anos. Na ocasião, cerca de 600 trabalhadores e trabalhadoras rurais ocuparam a Fazenda Santa Elina, identificado como um latifúndio improdutivo. Durante a madrugada, pistoleiros armados, recrutados nas fazendas da região, juntamente com policiais militares, iniciaram os ataques ao acampamento. O número oficial de mortos é de 12 pessoas, dos quais dois eram policiais e uma era criança. “Enfim, só agora, em fevereiro desse ano, saiu a titulação da Fazenda Santa Elina, onde ocorreu o massacre”, informa a vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG, Alessandra Lunas.
Lunas, mostra-se preocupada com essa situação. “Houve, recentemente, uma reintegração de posse onde as famílias estavam na terra há mais de 25 anos. Famílias que daí tiravam seu sustento e agora são obrigadas a sair e deixar para trás tudo o que construíram, e ver as terras que deveriam ser suas por direito serem devolvidas a grandes fazendeiros da região”, denuncia.
Justiça - As famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais dos acampamentos Cambará, Zigolândia e Rio das Pedras, receberam os lotes no dia 7 de março na fazenda Maranatá, antiga fazenda Santa Elina, local do Massacre de Corumbiara. Foram 215 famílias de agricultores cadastradas e aprovadas pelo Incra, de acordo com os requisitos exigidos pelo Programa Nacional de Reforma Agrária.
Já as famílias de agricultores (as) acampados (as) na fazenda Água Viva, também antiga fazenda Santa Elina, receberam os lotes nessa quinta-feira (8 de março). No novo assentamento, que também será denominado Água Viva, serão 194 famílias assentadas.

quinta-feira, 8 de março de 2012

SINDICATOS DA REGIÃO DO SERIDÓ COMEMORAM 08 DE MARÇO


O dia amanheceu mais florido em Acari, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em conjunto com os demais sindicatos da região do seridó, a FETARN e o Pólo Sindical do Seridó,  promoveram homenagem a Mulher, com cerca de 250 mulheres da região do Seridó, que começou com  café da manhã, em seguida caminhada pelas principais ruas da cidade,  se concentrando no correto da praça. As mulheres trabalhadoras rurais marcharam por: Terra, água, agroecologia, autonomia, paz e luta. Esteve prestigiando nosso evento o prefeito da cidade, secretários municipais e  vereadores e encerrando com almoço. Sindicatos presentes, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Santana do Seridó, Equador, Cruzeta, São José do Seridó, Jardim do Seridó, Ouro Branco, São João do Sabugi, Ipueira, Caicó, Serra Negra, Jucurutu e São Vicente. 



PUBLICADO POR DIRETORIA STTR.

sábado, 3 de março de 2012

CONVITE 8 DE MARÇO EM ACARI

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE ACARI

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA DO ESTADO
DO RN - FETARN

PÓLO SINDICAL DO SERIDÓ

Caicó - RN

CONVITE



Estamos convidando os (as) companheiros (as) para participar do  dia Internacional da Mulher. Evento este que será realizado dia 08/03/2012, quinta feira, às 8h e 30 min, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acari, com a participação de 17 municípios do seridó (Cruzeta, São José do Serido, Caicó, Jucurutu, São Fernando, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batista, São João do Sabugi, Ipueira, Ouro Branco, Jardim do Serido, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Santana do Serido, Equador, Jardim de Piranhas e a provável presença de Currais Novos) as mulheres seguem em Marcha por Terra, Água e Agroecologia! Apóie! E concentração na praça do correto.
Na oportunidade contaremos com a presença da secretaria estadual de mulheres da FETARN, Juntos por um Brasil melhor!
Sua presença será muito valiosa para o êxito do nosso evento.

Acari, 03 de março de 2012.

Atenciosamente,


Bento de Araújo
Presidente do STTR – Acari/RN


Maria da Guia da Silva Araújo
Representando a Comissão de Mulheres da FETARN





POSTADO PELA DIRETORIA STTR

sexta-feira, 2 de março de 2012

STTR participa de encontro com a Rede de Jovens do Nordeste

Hoje o  STTR participou de um encontro da rede de Juventude do Nordeste, com os estados do: RN, SE, PB  e PI. Na ocasião foi feito um relato das experiências da juventude nos movimentos sociais e no MSTTR.

Postado por: Diretoria do STTR Acari


STTR participa da Conferência Regional da Assistência Técnica e Extensão Rural

O STTR de Acari participou com uma representação de 4 delegados (as)  da Conferência Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que foi realizada da IFRN Caicó - RN no dia 29 de fevereiro. Com o tema: "Ater para a agricultura familia e reforma agrária e desenvolvimento sustentável do Brasil rural".
Para os participantes a conferência foi bastante proveitosa pois debatemos como esta a realidade da nossa assistência tecnica no campo. Do nosso município foi escolhido uma delegada representando a sociedade civil para a etapa estadual.


Postado por: Diretoria do STTR

Rurais são o tema central da Comissão sobre a Situação da Mulher



O empoderamento das mulheres rurais e seu papel na erradicação fome e da pobreza – desenvolvimento e desafios atuais é o tema principal da 56ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), que acontece desde a última segunda (27 de fevereiro) até 9 de março, na sede da Organização das Nações Unidas – ONU.
 
Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG e Justina Ines, do Movimento de Mulheres Camponesas (MCC) participam do encontro, que acontece em Nova York, como representantes do Conselho Nacional da conferência.
 
Segundo dados do relatório geral sobre o tema prioritário, atualmente, as mulheres correspondem a 43% dos 1,3 bilhão de pequenos agricultores e trabalhadores sem terra cuja renda é exclusivamente da agricultura. Sobre a participação da mulher rural no mercado mundial, em sua sessão de abertura a diretora executiva da agência ONU-Mulheres, Michelle Bachelet foi enfática: “Se as mulheres rurais tivessem acesso aos meios de produção, o produto agrícola nas áreas mais pobres do globo poderia aumentar até 4%, o que reduziria o número de pessoas com fome em 17%”. Bachelet lembrou ainda que esse tema será debatido também na conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável durante a Rio+20, que acontece em junho desse ano, no Brasil.
 
A Comissão sobre a Situação da Mulher é atualmente o principal organismo mundial que trata das políticas de igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. Anualmente, representantes de 47 estados-membros da ONU reúnem-se para avaliar as ações desenvolvidas em prol dessas bandeiras.