terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

STTR REALIZA O PLANEJAMENTO PRA O ANO DE 2013

A FETARN através do seus diretores Mário Luiz Dantas e Erivam do Carmo e dos Assessores Expedito Jorge, Silvana Patrícia e Paulo José, participou neste dia 25 de fevereiro do Planejamento das ações do STTR de Acarí para o ano de 2013. O momento serviu para avaliar as ações do ano de 2012 e propor novas diretrizes de ação para esse ano. O evento contou com a participação de representantes de todas as comunidades rurais.
Ao final, formulou-se um documento onde tinha como eixo principal uma agenda de atividades voltadas exclusivamente para todas as comunidades locais.
 
 
 
 
 
 
 
Postado por Paulo Silva às 16:46

Links para esta postagem 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PROJOVEM Campo - Saberes da Terra inicia suas atividades em Acari


PROJOVEM Campo - Saberes da Terra inicia suas atividades em Acari

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acari sediou na noite desta quinta-feira (14) a aula inaugural do "PROJOVEM Campo - Saberes da Terra", projeto do Governo Federal que tem como objetivo oferecer qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Ao todo 50 alunos serão beneficiados, sendo 25 da comunidade rural Vaca Brava e 25 do Povoado Bulhões. Cada um deles receberá uma bolsa de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) em 12 parcelas para auxiliar nos estudos.

O município de Acari está entre os três do Seridó beneficiados pelo projeto; os demais são Currais Novos e Cerro Corá. A conquista se deveu em grande parte ao empenho do Sindicato local, que pleiteou a inserção junto a FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte) e CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

Presidente do STTR, Maria da Guia Araújo
Representante da 9ª DIRED, Ivânia Maria Torres
Prefeito de Acari, Isaias Cabral

Na ocasião, pais e alunos foram apresentados aos professores que desenvolverão o projeto em Acari. Com duração de dois anos, ele contempla ao todo quatro áreas de conhecimento: "Liguagens e suas tecnologias", "Ciências humanas e suas tecnologias", "Ciências naturais e suas tecnologias" e "Ciências agrárias e suas tecnologias". Quatro também são os eixos temáticos: "Agricultura familiar, identidade, cultura, gênero e etnia", "Desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial", "Formas de produção e processos de trabalho no campo" e "Economia solidária, cidadania, organização social e políticas públicas".


O evento contou com a presença do prefeito Isaias Cabral; do secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Ari do Hospital; do secretário municipal de Educação e Cultura, Josias Ivo; da coordenadora pedagógica Rúbia Montenegro; da coordenadora do Museu do Sertanejo, Lúcia Araújo; dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Maria da Guia Araújo (presidente) e Bento Araújo (1º secretário); e das representantes da 9ª DIRED - Currais Novos, Ivânia Maria Torres, Simone Hipólito e Fátima Medeiros.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013