sexta-feira, 2 de março de 2012

Rurais são o tema central da Comissão sobre a Situação da Mulher



O empoderamento das mulheres rurais e seu papel na erradicação fome e da pobreza – desenvolvimento e desafios atuais é o tema principal da 56ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), que acontece desde a última segunda (27 de fevereiro) até 9 de março, na sede da Organização das Nações Unidas – ONU.
 
Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG e Justina Ines, do Movimento de Mulheres Camponesas (MCC) participam do encontro, que acontece em Nova York, como representantes do Conselho Nacional da conferência.
 
Segundo dados do relatório geral sobre o tema prioritário, atualmente, as mulheres correspondem a 43% dos 1,3 bilhão de pequenos agricultores e trabalhadores sem terra cuja renda é exclusivamente da agricultura. Sobre a participação da mulher rural no mercado mundial, em sua sessão de abertura a diretora executiva da agência ONU-Mulheres, Michelle Bachelet foi enfática: “Se as mulheres rurais tivessem acesso aos meios de produção, o produto agrícola nas áreas mais pobres do globo poderia aumentar até 4%, o que reduziria o número de pessoas com fome em 17%”. Bachelet lembrou ainda que esse tema será debatido também na conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável durante a Rio+20, que acontece em junho desse ano, no Brasil.
 
A Comissão sobre a Situação da Mulher é atualmente o principal organismo mundial que trata das políticas de igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. Anualmente, representantes de 47 estados-membros da ONU reúnem-se para avaliar as ações desenvolvidas em prol dessas bandeiras.
 

Nenhum comentário: